Como já referi em publicações anteriores comecei a praticar vela com 6 anos de Idade.
Iniciei-me em 1982 no Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC), do qual o meu pai foi sócio fundador.
Entretanto, durante a época de 2002, por desacordo com o rumo que o Clube estava a levar decidi seguir outro caminho. Entre 2002 e 2012 competi pelo Iate Clube de Viana - agradeço à sua Direcção todo o apoio e empenho ao longo de 10 anos de colaboração.
Durante este período mantive o contacto com os amigos de infância do CVVC, e fui acompanhando a sua (muito boa) evolução.
Sendo do CVVC desde miúdo (6 anos de idade!) estava consciente que haveria de voltar a representar o "meu clube"!
Este ano com o ingresso do meu filho na Escola de Vela do CVVC, tendo-me feito novamente sócio, e findo o meu cliclo na Classe Laser, senti que tinha chegado o momento de de regressar.
Fui conversar com o Quim (amigo, e elemento da direcção), expus-lhe a minha vontade de voltar a representar o CVVC, e combinámos que o ia fazer a partir da época de 2013.
De salientar, que a esta data, o CVVC tem permanentemente 3 equipas de Optimist (iniciação, aperfeiçoamento e competição) na água, com respectivos treinadores e barco de apoio. Uma estrutura ao nível dos melhores clubes nacionais.
Fica como ponto a melhorar o acompanhamento dos velejadores a partir dos quinze anos (quando deixam a classe Optimist). A ser possível, seria importante criar uma estrutura semelhante à existente na classe Optimist, que fizesse diminuir o abandono da vela que se verifica neste altura da vida dos velejadores.
Entretanto o "Quim" convidou-me a participar, no
seu barco (!), na regata do 33º Aniversário do CVVC (que iria decorrer no dia 10/11/2012), na classe Vaurien.
Assim, no sábado passado, com a sua irmã Marta a proa, fizemos uma regata, estilo cruzeiro do Rio Lima, com duas voltas entre a Ponte Eifel e a "Ponte Nova".
Participaram nesta regata embarcações das classes: 470, Snipe, Vaurien e Optimist (cerca de 20 Optimist, todos do CVVC!)
Foi muito giro voltar a competir (numa regata a "feijões") com o Pedro Ferreira, o Rui Fornelos, o Pedro Fornelos... (entre outros) – todos fizemos parte da equipa de Optimist do CVVC, tendo efectuado inúmeros campeonatos e tendo centenas de histórias para contar!
Depois de uma disputa muito acirrada com a equipa Pedro Ferreira/Igor Esteves, tivemos a sorte da regata e acabamos por vencer...
À noite decorreu o jantar de aniversário do Clube.
O presidente da Direcção fez uma breve exposição dos objectivos do clube para a próxima época da qual retive: o clube vai organizar grande parte do campeonatos nacionais de vela em 2013 (34 dias de regatas – Viana do Castelo vai ser a "capital da vela nacional"), vai investir numa nova carrinha, num novo barco de apoio, num novo atrelado para a classe Optimist, e sonha/acredita com a representação do CVVC em campeonatos internacionais...
No final decorreu a distribuição de prémios da regata, em que se salienta o facto de terem sido atribuídos prémios a TODOS os miúdos da classe Optimist – nenhum ficou excluído, e foi muito giro ver a satisfação dos mais novos ao sentirem-se surpreendentemente premiados.
Foi o primeiro dia de um novo ciclo no CVVC.
Obrigado a todos por me receberem tão bem!
Bons ventos.
Marco Gil Morais