domingo, 30 de setembro de 2012

Formula Windsurfing: Dia Perfeito!!!

 
Cheguei a este fim-de-semana com enormes expectativas. As previsões metereológicas anteviam 2 dias de vento Noroeste , mais forte no Sábado do que no Domingo, e umas horas bem passadas no mar!
 
No Sábado, com receio que durante a tarde o vento subisse muito, chegei ao cabedelo pelas 11:00h com o intuíto de ir para a água cedo - no momento em que o vento rondasse de Leste para Noroeste.
Previsões erradas!
Só pelas 15h, após muita (e boa!) conversa com os companheiros de windsurf, é que o vento rondou, mas para Nordeste... Depois de muita hesitação montei 11m2 e lá fui eu para mais um treino.
Quarenta e cinco minutos depois já estava em terra - o vento ora era muito forte (+ de 25 nós fora do molhe Norte) ora muito fraco (- de 5nós dentro do anteporto), que não dava para planar.
Bem, sempre é melhor que passar a tarde no sofá ;-).


No Domingo todas as expectativas foram cumpridas!
Quando cheguei à praia, depois do almoço, já o Pedro Câmara estava a andar de Formula. Estavam cerca de 15 nós. Depois de uma breve conversa percebi que o vento estava a subir, e ele de 9,2m2 já sentia que estava a chegar ao limite da vela.
Com estas informações, apesar de estarem condições para 11,0m2, decidi montar 10m2 e o Fin mais pequeno.
Como habitual, depois de uns bordos dentro do anteporto para aquecer, comecei a andar no mar em frente ao Cabedelo. Insisti nas transições: cambadelas (estou a melhorar a técnica e começo a ser mais rápido) e viragens de bordo (muito a melhorar, continuo muito lento e inconstante).
Ao fim de algum tempo vi a equipa de Optimist do Clube de Vela de Viana do Castelo a sair o molhe Norte, e a iniciar uma bolina. Nesse momento recordei-me das imensas bolinas feitas de Laser, até ao Forte da Paria Norte. Desde que comecei a fazer windsurf tenho andado sempre em frente ao cabedelo pois  a costa é de areia (salvo algumas pedras...) e se alguma coisa se partir sempre estou mais perto.... Mas com o barco de apoio dos Optimist senti-me seguro. Nada havia de correr mal!
Assim, fiz duas grandes bolinas por fora do molhe Norte, revivendo aquela imagem fabulosa de Viana vista do mar!!!!
 
 
Quando cheguei a terra, com um sorriso rasgado (!!!), estava o Mário a preparar-se para telefonar para a polícia marítima - ninguém sabia de mim, estavam preocupados. De facto, fui para um local pouco habitual, sem avisar ninguém - aspecto a rever...
Fiz 60Km em pouco mais de 2h. Aos poucos sinto-me mais confiante nesta classe, tecnicamente estou mais à vontade, mas fisicamente tenho muito a melhorar.
 

 
Para o fim-de-semana acabar em grande fomos todos comer uns "percebes" apanhados, e cozinhados, pelo nosso companheiro Zé Leitão, acompanhados de...       ...bebida isotónica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
 
Bons Ventos.
Marco Gil Morais

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia 1

Meus caros,
 
Sou o Marco Gil Morais, de Viana do Castelo (Portugal), tenho 36 anos, sou casado, tenho dois filhos, sou Engenheiro Civil, e velejo desde os 6 anos de idade.
 
Pretendo com este blog dar a conhecer a minha actividade enquanto velejador amador, que gosta de treinar, evoluir e competir (ganhando e, muitas mais vezes, perdendo!!!).
 
Comecei a minha actividade como velejador pelo incentivo do meu pai - que nunca foi velejador, e do meu irmão (Paulo Gil Morais) - velejador desde tenra idade e com largo palmarés. Ao longo do tempo os velejadores da familia têm aumentado, acrescem: os meus 2 sobrinhos (João e Margarida) e o meu filho (Afonso), que se iniciou na vela há poucos meses.
 
O meu início na vela foi curioso - dada a falta de meios existentes na altura, o meu irmão colocava-me dentro de um Optimist e, com um cabo comprido, segurava-me da margem - para ter a certeza que eu regressava!
Com o passar do tempo, com muita determinação e perseverança, comecei a participar em regatas e os resultados foram aparecendo. O meu ponto mais alto enquanto velejador de Optimist foi o título de Campeão Nacional (categoria de embarcações nacionais) obtido em Portimão, em 1989.
 
A partir dos 15 anos competi na Classe Laser, tendo inclusivamente participado num campeonato Europeu e num Mundial. De destacar, que a partir deste momento fui sempre acompanhado pelo André Videira, que partilhou comigo a paixão pelo vento e pelo mar (às vezes pelo frio, pelo cansaço...).
 
Aos 34 anos, tendo esgotado a minha evolução na classe Laser e a precisar de novos desafios, novamente por influência do meu irmão, cheguei à classse Formula Windsurfing.
De registar, que até este momento, nunca tinha estado em cima de uma prancha de windsurf.
Ao longo destes dois anos tenho feito a aprendizagem necessária a uma classe muito exigente técnica e fisicamente.
 
Não posso deixar de referir que sou um priveligiado por poder usufruir durante todo o ano de, para mim, o melhor local para andar à vela do país: Cabedelo (Viana do Castelo).
 
Antes de terminar tenho de deixar o meu MUITO OBRIGADO à minha mulher (Patrícia) que, ao longo dos últimos 10 anos, compreendeu e apoiou a minha paixão pela vela.
 
Espero que gostem de seguir o meu humilde percurso pelo vento e pelo mar.
Abraço.
 
Marco Gil Morais