Olá,
Acabo de chegar de Vilamoura, depois de participar no 39º Torneio Internacional do Carnaval - 9 a 11 de Fevereiro de 2013.
Este campeonato começou no Sábado com a confirmação das inscrições e leitura das instruções de regata.
Logo aí começou a polémica - a direcção da prova colocou a Formula Windsurfing no campo de regatas C - a cerca de 8Km de Vilamoura!!!
Esta situação obrigou a que todos os competidores escolhessem uma vela para utilizar durante o dia, sem que tivessem a oportunidade de a trocar em função das condições de vento e mar.
Se no primeiro dia não houve regatas por falta de vento, no segundo dia esta opção confirmou-se um enorme erro da organização.
Os velejadores partiram da marina com velas de 11.0m e 12.0m com vento de 10 nós de Sudoeste, fizeram a primeira regata, mas no intervalo para a segunda o vento começou a subir...
Sem possibilidade de trocar o equipamento, face à distância a que se encontravam da marina, os velejadores foram fustigados com vento de 20 nós, com as suas maiores velas!
Resultado: só quatro velejadores terminaram a segunda regata e conseguiram regressar a vilamoura pelos seus meios, os restantes tiveram que ser recolhidos por barcos de apoio, e alguns por carros em terra, depois de darem à praia.
Já no terceiro dia, com vento Norte a empurrar para o mar, o que tornava as condições ainda mais perigosas, só quatro velejadores efectuaram as regatas!
Diria que a opção da organização e o seu desconhecimento das especificidades/regras da Classe Formula Windsurfing retiraram a espectacularidade e o interesse ao campeonato.
A opinião generalizada dos velejadores é que não se deve voltar a efectuar campeonatos com este tipo de organização.
De qualquer forma, e como eu costumo dizer, "os melhores ganham sempre"!
Assim, parabéns aos 3 primeiros classificados que foram quem melhor se adaptou às condições existentes (iguais para todos!):
1º Miguel Martinho
2º Vasco Chaveca
3º Bruno Bertholo.
Esteve ainda em destaque o espanhol Juan Vieito, que deu sempre muita luta aos 3 primeiros.
Quanto à minha prestação ficou um pouco aquém das expectativas (9º classificado), não pelo lugar obtido, mas pelos erros cometidos.
Terei de melhorar muito, até ao Campeonato Europeu de Masters (Açores - finais de Abril), a minha condição fisica e a técnica a executar manobras.
Abraço a todos.
Bons ventos.
Marco Gil Morais