terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Torneio do Carnaval

Olá,
 
Acabo de chegar de Vilamoura, depois de participar no 39º Torneio Internacional do Carnaval - 9 a 11 de Fevereiro de 2013.
Este campeonato começou no Sábado com a confirmação das inscrições e leitura das instruções de regata.
 
Logo aí começou a polémica - a direcção da prova colocou a Formula Windsurfing no campo de regatas C - a cerca de 8Km de Vilamoura!!!

 
 
Esta situação obrigou a que todos os competidores escolhessem uma vela para utilizar durante o dia, sem que tivessem a oportunidade de a trocar em função das condições de vento e mar.
Se no primeiro dia não houve regatas por falta de vento, no segundo dia esta opção confirmou-se um enorme erro da organização.
Os velejadores partiram da marina com velas de 11.0m e 12.0m com vento de 10 nós de Sudoeste, fizeram a primeira regata, mas no intervalo para a segunda o vento começou a subir...
Sem possibilidade de trocar o equipamento, face à distância a que se encontravam da marina, os velejadores foram fustigados com vento de 20 nós, com as suas maiores velas!
Resultado: só quatro velejadores terminaram a segunda regata e conseguiram regressar a vilamoura pelos seus meios, os restantes tiveram que ser recolhidos por barcos de apoio, e alguns por carros em terra, depois de darem à praia.
Já no terceiro dia, com vento Norte a empurrar para o mar, o que tornava as condições ainda mais perigosas, só quatro velejadores efectuaram as regatas!
 
Diria que a opção da organização e o seu desconhecimento das especificidades/regras da Classe Formula Windsurfing retiraram a espectacularidade e o interesse ao campeonato.
 
A opinião generalizada dos velejadores é que não se deve voltar a efectuar campeonatos com este tipo de organização.
 
De qualquer forma, e como eu costumo dizer, "os melhores ganham sempre"!
Assim, parabéns aos 3 primeiros classificados que foram quem melhor se adaptou às condições existentes (iguais para todos!):
1º Miguel Martinho
2º Vasco Chaveca
3º Bruno Bertholo.
Esteve ainda em destaque o espanhol Juan Vieito, que deu sempre muita luta aos 3 primeiros.



Quanto à minha prestação ficou um pouco aquém das expectativas (9º classificado), não pelo lugar obtido, mas pelos erros cometidos.
Terei de melhorar muito, até ao Campeonato Europeu de Masters (Açores - finais de Abril), a minha condição fisica e a técnica a executar manobras.
 
Abraço a todos.
Bons ventos.
 
Marco Gil Morais

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Época 2013

Durante a época de 2013 irei participar, em representação do Clube de Vela de Viana do Castelo, em diversas provas na classe Formula Windsurfing.
 
 
Estas provas compreendem todos os campeonatos pertencentes ao Ranking Nacional, parte do campeonato Espanhol, e como ponto alto a participação no Campeonato Europeu de Masters a decorrer nos Açores.
 
Este campeonato será disputado na Praia da Vitória (Ilha Terceira), sendo que num dos dias a regata vai ser a ligação entre a Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.



Vai, de certeza, ser um campeonato muito giro, e com  muita coisa para contar.
A primeira dificuldade vai ser conseguir entrar no avião com os sacos dos equipamentos às costas!!!!
 
 
Comecei a preparar a época em Outubro de 2012.
Dada a pouca experiência nesta classe tenho como objectivo terminar os campeonatos na primeira metade da classificação.
Para me preparar dei principal atenção à evolução técnica e à condição fisica.
Pelo meio, e como motivação, cumpri os 21Km da Meia Maratona Manuela Machado - um excelente desafio à capacidade de resistência fisica e mental!
O mais dificil tem sido a obtenção de apoios para a nova época, embora me sinta satisfeito com os parceiros já confirmados, que me garantem a participação no Campeonato Europeu.
 
 
Sponsor
 
Suporte Técnico
 
 
Já nos próximos dias (9 a 11/02/2013) irei disputar a primeira prova da época: o Torneio Internacional do Carnaval em Vilamoura.
As previsões metereológicas fazem crer que estarão 3 bons dias de regatas, com o vento a variar entre os 10 e os 25 nós - condições ideais!
Este campeonato vai contar com a participação de todos os velejadores portugueses, destacando-se o Miguel Martinho, o Vasco Chaveca e o Bruno Bertholo. Estarão também presentes alguns velejadores espanhois de bom nível destacando-se o Juan Vieito, de Cangas.
 
Bons ventos.
 
Marco Gil Morais