Decorreu no passado fim-de-semana (8 a 10 de Junho), em Lagos, o Campeonato Nacional 2013 da classe Formula Windsurfing.
Fui para Lagos com o objectivo de me classificar entre o 6º e 8º Lugar.
Foi um campeonato que contou com a presença dos melhores velejadores nacionais, e ainda com a participação de alguns velejadores espanhóis (destacando-se o Fernando Martinez).
Com muita pena minha este campeonato foi caracterizado por ventos muito fracos - situação que não me agrada nada!
Dia 1 - Sábado
No sábado fomos para a água com vento a rondar os 8 nós e realizaram-se 2 regatas.
Com ventos tão fracos é necessário um esforço físico muito grande para colocar as pranchas a planar, e cedo os meus antebraços começaram a ceder!! :-(
Realizei somente a primeira regata, com grande esforço, e terminei em 8º lugar.
Dia 2 - Domingo
No Domingo, infelizmente, as condições não melhoraram. Apesar do esforço da comissão de regatas só se realizou uma regata.
Obtive o 9º lugar.
Dia 3 - segunda-feira
No último dia, por incrível que possa parecer, as condições estavam ainda piores. Vento mais fraco, e inconstante na direcção.
Fizemos uma largada com vento sudoeste entre 12 e 15 nós, e quando ia em 4º lugar, a faltar a última rondagem para terminar, o vento caiu totalmente e rondou para Noroeste.
Resultado: regata anulada, e cerca de uma hora à espera de nova largada.
Sabendo que seriam necessárias 4 regatas para validar o campeonato, a comissão de regatas forçou que uma terminasse - ainda que dos 40 min de regata só tenha havido condições aceitáveis durante 10min!
Decisão discutível, mas aceitável!
Parabéns ao vencedor - Miguel Martinho!
No meu entender o destaque do campeonato vai para a Margarida Gil Morais, que consegue competir com os homens e "carregar" uma vela de 10.0m2 - fará inveja a muitos windsurfistas!!!
Quanto à minha prestação considero-a abaixo das expectativas.
Terminei em 10º lugar, empatado em pontos com o 8º (serve de consolação!).
Esperava sentir-me mais competitivo nestas condições.
No entanto senti boa evolução fisica e técnica, o que me anima para a próxima prova em Viana do Castelo (finais de Julho).
Bons ventos.
Marco Gil Morais.
Sem comentários:
Enviar um comentário